sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473 na cidade de Torun na polônia aos 11 anos ficou órfão de pai e então morar com o seu tio. Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês, Pode ser chamado de pai da astronomia moderna, pois foi ele quem, através de seus estados e cálculos percebeu e defendeu a tese de que a terra assim como os demais planetas gira em torno do sol em uma teoria chamada heliocentrismo. Foi Copérnico quem deduziu, também que a terra gira em torno do seu próprio eixo ate então acreditava-se que a terra era o centro do universo.
Sua teoria do Heliocentrismo que colocou o sol como o centro do sistema solar contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a terra como o centro) e tida como uma das mais importantes hipóteses cientifica de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. Copérnico faleceu no ano de 1543, após uma vida de grandes descobertas e de grandes contribuições a astronomia.
                              A TEORIA DE COPÉRNICO
A teoria de Copérnico o modelo Heliocêntrico a maior teoria de Copérnico foi publicada em seu livro (Da revolução de esferas celestes) o livro marcou o começo de uma mudança de universo geocêntrico ou antropocêntrico com a terra em seu centro. Copérnico acredita que a terra era apenas mais um planeta que concluía uma orbita em torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno do seu eixo todo dia. Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra. Ele também deu uma clara explicação da causa das estações: O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita. Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele. O ponto de vista experimental, o sistema de Copérnico não era melhor do que o de Ptolomeu. E Copérnico sabia disso, e não apresentou nenhuma prova observacional em seu manuscrito, fundamentando-se em argumentos sobre qual seria o sistema mais completo e elegante. Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos);O centro do universo é perto do Sol;Perto do Sol, em ordem, estão mercúrio, Venus, terra, lua, marte, júpiter, saturno, e as estrelas fixas;A Terra tem três movimentos: rotação diária volta anual, e inclinação anual de seu eixo;O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra;A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
As principais partes da teoria de Copérnico são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário