sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GALILEU GALILEI


Filho do compositor toscano Vicento Galilei, na mocidade dedicou-se às letras, escrevendo sobre Dante e Tasso.
Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Um dos seus primeiro mestre Orazio Morandicoincidência de datas com Michelangelo.
O seu pai queria que fosse médico, mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas, que na época era considerado uma ciência de sonhadores.
Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originária o relógio de pêndulo. A partir de um folheto, construiu, em 1609, em Veneza a primeira luneta astronômica e fez com ela observações astronômicas.
Pressionado pela igreja, foi para Florença, onde concluiu com seus estudos que o centro planetário era o sol e não a terra, isso girava ao redor dele como todos os planetas, Galileu foi chamado em Roma em 1611 para defender-se da acusação de heresia.
Galileu Galilei morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. Obras de Galileu foram censuradas e proibidas pela igreja católica romana.
                                 PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
A luneta astronômica, com o qual descobriu as montanhas da lua, os satélites de júpiter, as manchas solares e planetas até então desconhecidos;A balança Hidrostática;O compasso geométrico e militar;Foi o primeiro a contestar as idéias de Aristóteles;Descobriu que a massa não influi na velocidade de queda dos corpos;Estudou as oscilações do pêndulo e criou o 1º mecanismo pendular.

4 comentários: